Quem sou - Margarete Schiavinatto - HUMANOS RECURSOS

Humanos Recursos
Margarete Schiavinatto - consultório de Psicologia
Busca
Ir para o conteúdo

Menu principal:

Quem sou

 
 
 
 

Psicóloga e Psicoterapeuta – CRP-SP 61621 – formada pela Universidade Metodista de São Paulo

Desde o início da minha formação, meu olhar está voltado para as questões preventivas da saúde emocional do ser humano. Iniciei minha experiência na clínica e desde então, fui construindo meu pensamento sobre a saúde do ser humano, tendo como plataforma os estudos sobre psicanálise, sobre grupos e sobre psicossomática.

Ainda em 1999, meu primeiro trabalho voluntário foi com crianças de sete a 12 anos, em um projeto social. Com as crianças, brincávamos de histórias contadas e vividas com o objetivo de desenvolver formas criativas e saudáveis para a boa convivência. Com os pais, descobríamos formas mais assertivas de viver em família, orientando para uma melhor interação com os filhos, nosso principal objetivo. Para mim, foi um grande aprendizado onde desenvolvi ainda mais meu "olhar humano-sensível" para com o outro.

Meu trabalho clínico teve inicio em 2001, alicerçado na teoria psicanalítica, ou seja, valorizando as questões inconscientes que muitas vezes impedem nossa experiência de vida mais plena. Costumo dizer que, quando desatamos alguns nós inconscientes, podemos transitar melhor em nossa vida, em nossos relacionamentos pessoais e profissionais. Também alcançamos um autoconhecimento que nos ajuda a lidar melhor com nossas emoções. Sempre atendi em consultório particular, adultos, jovens, casais e famílias.

Desde o inicio tive a oportunidade de realizar alguns projetos em instituições públicas (2001 a 2008), principalmente com as mulheres do Projeto Social Renda Cidadã. Também desenvolvi outros projetos para estudantes do ensino fundamental e médio no recinto de uma Biblioteca Pública. Lá pudemos pensar e descobrir ainda mais sobre boas atitudes, respeito social e virtudes que nos aproximam do outro, em busca de uma escola cada vez mais humanizada.

Em 2008 fui convidada para trabalhar como Educadora Ancora para Desenvolvimento Pessoal e Social, no projeto Com.Domínio Digital, do Instituto Aliança - www.institutoaliança.org.br - em parceria com a USCS - Universidade de São Caetano do Sul. Foram dois anos, em um projeto que recebeu jovens para sua formação referente ao mercado de trabalho,  procurando valorizar e qualificar em  suas dimensões cognitivas, motoras, sociais e culturais.


Alguns trabalhos na área da Psicologia

"Um pouco de Clarice em mim" (uma experiência através da palavra como espelho de Clarice Lispector), apresentação em mesa redonda no VIII Encontro Brasileiro sobre o Pensamento de D. W. Winnicott – Bento Gonçalves RS, 2013.

"A Difícil Arte de Gestar em Psicoterapia Psicanalítica", apresentação em mesa redonda no VI Encontro Brasileiro sobre o Pensamento de D. W. Winnicott – Curitiba PR, 2011.

"Grupo de Encontro com Adolescentes: uma experiência psicoterapêutica não prevista" – [co-autora]  - Painel – IV Simpósio de Psicoterapia Psicanalítica – APEP – Associação de Psicoterapia e Estudos Psicanalíticos – Santo André SP, 2005.

"O Relato, o Sonho e o Enigma em Psicoterapia Psicanalítica" apresentação em um Encontro Científico na APEP – Associação de Psicoterapia e Estudos Psicanalíticos – Santo André SP, 2004.

"O uso clínico do Teste de Relações Objetais em pacientes obesos na fase pré-operatória para cirurgia de redução do estômago" [coautora] - Apresentação no III Simpósio de Psicoterapia Psicanalítica – A Psicoterapia Psicanalítica no Contexto Atual: expansões teórico-clínicas, dos campos de atuação e perspectivas – APEP – Associação de Psicoterapia e Estudos Psicanalíticos, 2003.   - Apresentação no I Congresso Nacional de Avaliação Psicológica & IX Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos – Pontifícia Universidade Católica de Campinas SP, 2003.


Publicações


"Relações Objetais em pacientes obesos candidatos à cirurgia bariátrica" [coautora] in Desenvolvimento na prática clínica com o Teste de Phillipson. São Paulo: Editora Vetor, 2005.


***


Em 2010, senti necessidade de criar um site onde pudesse unir a psicologia e a arte. Surgiu então um lugar chamado: www.arteemhumanosrecursos.com.br, que mantenho na web alimentando-o com publicações de diferentes autores, sobre psicanálise, pedagogia e filosofia. Ele também comporta espaços para as diferentes artes do humano, artes plásticas, cinema, fotografia, literatura, música, teatro...


Sempre estive próxima das artes e da poesia. Descobri o gosto pela poesia ainda adolescente, com os poetas brasileiros, livros usados que eu comprava em uma pequena livraria. Cruz e Souza, Guilherme de Almeida, Manuel Bandeira, Castro Alves e outros foram companheiros de viagem até descobrir Carlos Drumond de Andrade, Adelia Prado, Cecília Meirelles, Vinicius de Morais. Continuo descobrindo poetas e escritores... Ainda na adolescência, para esboçar alguma poesia precisei de uma certa ousadia. Para publicar levou mais de 20 anos, o que aconteceu em 1996, com o livro Sobrevir – poemas. Em 2005 publiquei o segundo, A Pequena Ópera do Sentido. 


Se quiser conhecer mais detalhes sobre meu trabalho envolvendo Psicologia e Arte, acesse aqui: caminhos



[email protected]

 
 
 
 
 
 
 
 
 
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal