Psicoterapia - Margarete Schiavinatto - HUMANOS RECURSOS

Humanos Recursos
Margarete Schiavinatto - consultório de Psicologia
Busca
Ir para o conteúdo

Menu principal:

Psicoterapia

Sobre

O que é Psicoterapia

A Psicoterapia é um método de tratamento onde o profissional irá utilizar seus conhecimentos sobre Psicologia e Psicopatologia, na clínica psicológica. Este método também é chamado de Psicologia Clínica. É um valioso recurso para lidar com situações difíceis que trazem um maior sofrimento à pessoa, podendo desencadear transtornos psicopatológicos, distúrbios psicossomáticos,  crises existenciais, conflitos interpessoais etc.

Com a psicoterapia a pessoa experimenta um crescimento pessoal, restabelecendo um processo de desenvolvimento saudável e criativo.

A Psicoterapia pode ajudar em diferentes situações, tais como:

*
Conflitos pessoais, conjugais, familiares, interpessoais e profissionais;

*
Crises existenciais como luto, separação etc.

* Crises
profissionais, perda do emprego, mudanças, desenvolvimento na carreira profissionail etc.

*
Dificuldades na transição das diferentes fases da vida, puberdade, adolescência, enfrentamento de obrigações na vida adulta, menopausa, envelhecimento etc.

Durante o processo de psicoterapia, a pessoa desenvolve a capacidade de auto-observação e autorreflexão, saindo dos padrões estereotipados do pensar, podendo compreender e conduzir a vida de forma mais saudável. Muitas vezes desenvolve as habilidades interpessoais criando um espaço melhor de relacionamento com o outro. Aumenta a tolerância e a capacidade de crescimento mesmo diante das dificuldades da vida cotidiana.

A Psicoterapia pode ser EMERGENCIAL, quando a pessoa já está vivendo um conflito e requer um fortalecimento para encontrar soluções que melhorem sua qualidade de vida emocial, ou PREVENTIVA, quando a pessoa busca se desenvolver através do autoconhecimento para lidar com os impasses que ocorrem durante a vida, obtendo um melhor preparo emocional frente a esses os conflitos.

 
 
 
 

"O psicanalista tenta ajudar o paciente a transformar aquela parte de uma experiência emocional que lhe é inconsciente a uma experiência emocional que lhe seja consciente." p.47


W. R. Bion. Transformações
- Do aprendizado ao crescimento -

 
 
 
 
 
 
 
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal